Elaboração de procedimentos de trabalho para equipe de manutenção
Elaboração de Programa de Controle de Energias Perigosas (PCEP) com emissão de procedimentos de bloqueio e sinalização de energias perigosas (lockout/tagout ou LOTO)

A SONATA ENGENHARIA possui em seu quadro profissionais qualificados e com experiência na área de segurança do trabalho e manutenção industrial em empresa multinacional. Isso torna possível auxiliar seus clientes a atingir os seguintes objetivos:
  • Redução na quantidade de acidentes com o correto bloqueio e sinalização de energias perigosas;
  • Sistematização das atividades de manutenção;
  • Redução no tempo de manutenção dos equipamentos (otimização do HH utilizado);
  • Redução nos erros cometidos pela equipe de manutenção;
  • Formalização em papel do conhecimento presente na empresa (o conhecimento é mantido independente da rotatividade dos funcionários);
  • Aumento da segurança nessas atividades (uso de análise de risco das tarefas);
  • Aumento da disponibilidade dos equipamentos e sistemas da indústria.
Ajudar o cliente a atingir a excelência em manutenção industrial atendendo ainda as determinações da NR-10 e demais normas regulamentadoras é a meta da SONATA ENGENHARIA com a prestação do serviço de elaboração de Procedimentos Técnicos de Trabalho (PTT) e Procedimento de Controle de Energias Perigosas (PCEP).
Juntamente com a entrega dos procedimentos é realizados um treinamento de 4 horas para correta utilização deles por toda equipe.

Avaliação de conformidade com as normas regulamentadoras (NR's) do Ministério do Trabalho

As Normas Regulamentadoras – NR foram inicialmente publicadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego por meio da Portaria MTB nº 3.214, de 08 de Junho de 1978. O seu objetivo é estabelecer os requisitos técnicos e legais sobre os aspectos mínimos de Segurança e Saúde Ocupacional.
As NR’s têm embasamento legal no Capítulo V – DA SEGURANÇA E DA MEDICINA DO TRABALHO – da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e por isso são de cumprimento obrigatório pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela CLT.
As disposições contidas nas Normas Regulamentadoras – NR também aplicam-se, no que couber, aos trabalhadores avulsos, às entidades ou empresas que lhes tomem o serviço e aos sindicatos representativos das respectivas categorias profissionais.
As NR’s são criadas, atualizadas e eventualmente canceladas conforme estudos na área de segurança são feitos e o avanço tecnológico é disponibilizado ao mercado. Atualmente existem 36 delas, da NR-1 até a NR-37 (a NR-27 foi revogada pela Portaria GM nº 262, de 29 de maio de 2008), as quais abrangem uma grande quantidade de situações e locais de trabalho.
Devido à complexidade dos temas cobertos pelas normas regulamentadoras, muitos empregadores acabam por não atender as recomendações contidas nelas estando sujeitos à penalidades que variam de notificações e multas até embargo ou interdição da empresa, obra ou frente de serviço.
Para evitar estes tipos de problemas, a SONATA ENGENHARIA presta o serviço de avaliação de conformidade do cliente às normas regulamentadoras, emitindo laudo com as recomendações de adequação.

Elaboração e implantação de programas de segurança do trabalho

De acordo com a NR-1 – DISPOSIÇÕES GERAIS, cabe ao empregador (que pode ser uma empresa, instituição, associação, profissional liberal ou todo aquele que admite trabalhadores como empregados):
a) cumprir e fazer cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho;
b) elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho, dando ciência aos empregados por comunicados, cartazes ou meios eletrônicos;
c) informar aos trabalhadores:

I. os riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho;

II. os meios para prevenir e limitar tais riscos e as medidas adotadas pela empresa;

III. os resultados dos exames médicos e de exames complementares de diagnóstico aos quais os próprios trabalhadores forem submetidos;

IV. os resultados das avaliações ambientais realizadas nos locais de trabalho.

d) permitir que representantes dos trabalhadores acompanhem a fiscalização dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho;
e) determinar procedimentos que devem ser adotados em caso de acidente ou doença relacionada ao trabalho.
A SONATA ENGENHARIA tem condições de auxiliar o cliente a cumprir essas obrigações por meio da elaboração e implantação de programas de segurança do trabalho, bem como fazer o acompanhamento dos resultados obtidos.

Elaboração e aplicação dos cursos e treinamentos exigidos pelas NR's

O investimento da SONATA ENGENHARIA em seu quadro de engenheiros de segurança é feito com a participação deles em cursos de didática para multiplicadores e docentes, visando desta forma maximizar a eficácia dos treinamentos prestados. Além disso, seus engenheiros se mantém em constante atualização de modo a trazer os conhecimentos mais atuais para a equipe do cliente.
Todos os treinamentos são registrados no CREA por meio de ART (anotação de responsabilidade técnica), garantindo que as informações são repassadas à equipe do cliente por um instrutor legalmente habilitado.
Para mais detalhes ou informações, fale conosco.