Disjuntor desarma quando ligo chuveiro

O motivo pelo qual um disjuntor desarma é sempre uma pergunta feita a nossa equipe. A resposta provável é que a potência do chuveiro é maior que o disjuntor que alimenta o circuito ou a instalação é muito antiga e o disjuntor está com defeito.

Funções dos disjuntores

Os disjuntores possuem três funções: manobra, proteção contra curto-circuito e contra sobrecarga. Quando um disjuntor desarma com o chuveiro ligado, é a proteção térmica que atua devido a sobrecarga no circuito. Isso não só no caso dos chuveiros, mas de qualquer outro circuito estiver sobrecarregado.

Quando o circuito está sobrecarregado ele drena uma corrente superior a suportada pelos cabos, com isso ocorre o aquecimento dos mesmos, podendo levar a derretimento da sua isolação com consequente curto circuito e incêndio na edificação.

Trocar o disjuntor por outro maior resolve?

A solução dada por “eletricistas práticos” é trocar o disjuntor por outro de maior capacidade de corrente. Com essa medida o disjuntor realmente irá parar de desarmar, pois a sua capacidade de enxergar uma sobrecarga é maior do que o anterior.

Entretanto como a fiação continua suportando a mesma corrente de antes (os cabos não foram trocados), um segundo problema é gerado: ocorrerá um superaquecimento da fiação que efetivamente levará a danos financeiros (derretimento da fiação e incêndio) além de danos a vida (ferimentos graves e morte).

Forma correta de evitar o desarme do disjuntor

Portanto se um disjuntor desarma com frequencia no seu imóvel, a primeira dica é chamar um especialista da área que lhe indicará as duas únicas opções corretas:

  • Trocar a fiação de alimentação do chuveiro e o disjuntor, caso sua instalação elétrica geral (quadros, disjuntor geral e cabos de entrada do imóvel) suporte tal modificação. Se a instalação geral não suportar, a mesma também deverá ser trocada;
  • Trocar o chuveiro por um de menor potência que seja compatível com o dimensionamento da instalação elétrica do imóvel.

Lembre-se: de acordo com a norma NBR 5410/2004 o chuveiro deve  ter um circuito exclusivo para ele!

Para maiores informações, por favor entre em contato conosco via email ou telefone.